Como jogar 501 – Guia detalhado
Se você já assistiu a uma partida profissional de dardos, provavelmente estavam jogando 501. O 501 é o jogo de dardo mais comum e que é jogado em todo o mundo.
O 501 é um ótimo jogo para jogar um contra um, com equipes ou mesmo sozinho. Vamos conhecer os conceitos básicos desse jogo em detalhes. Também mostraremos algumas dicas e estratégias que ajudarão aos novos jogadores.
Resumo do Jogo 501
- Número de Jogadores: 1 vs 1 (simples), 2 vs 2 (duplas) ou times
- Números do alvo em Jogo: Todos
- Objetivo: Começando com 501 pontos, ser o primeiro a chegar a zero reduzindo os pontos feitos a cada rodada
Vamos as regras do 501
Tanto os jogadores quanto as equipes começam com 501 pontos. Então eles se revezam, alternadamente, jogando seus dardos no alvo. Os pontos marcados são subtraídos dos 501 pontos e, em seguida, o jogador/equipe adversário faz o mesmo.
O primeiro a atingir ‘zero’ pontos ganha. No entanto, para zerar os pontos e terminar o jogo, é preciso acertar um duplo por último. Isso adiciona um pouco mais de habilidade ao jogo, além de estratégia para planejar o fechamento (término).
Para decidir quem começa, cada jogador (ou um jogador de cada time) joga um dardo ao centro (Bullseye) do alvo e quem ficar mais próximo do centro, começa a partida.
Reduzindo os pontos do 501
O objetivo é marcar o máximo de pontos possíveis a cada jogada/rodada. Isso geralmente é feito arremessando os dardos no triplo 20, pois é o local de maior pontuação do alvo (3 x 20 = 60pts).
Três triplos 20s dão uma pontuação de 180, que é pontuação mais alta que pode ser feita em uma rodada. Algumas vezes o jogador pode preferir arremessar em outro local do alvo. Por exemplo se um dos dardos bloquear o triplo 20. Neste caso, o jogador pode preferir arremessar o(s) próximo(s) dardo(s) no triplo 19, buscando assim uma oportunidade mais clara de acerto.
Os jogadores também precisarão arremessar em outros locais do alvo quando a pontuação já estiver baixa o suficiente para zerar a pontuação. Nestes casos os jogadores irão ‘preparar’ a pontuação correspondente a algum duplo para o fechamento.
Ganhando o Jogo no 501
Para ganhar o jogo é preciso acertar um duplo no último dardo, no entanto, o fechamento pode ser um pouco mais complicado. O dardo vencedor deve acertar um Duplo que leve exatamente a 0 (zero) pontos para ganhar o jogo.
É essencial que o jogador não faça mais pontos do que restam, senão vai “estourar”, ou seja, sua jogada terminará e sua pontuação continuará inalterada. O Bullseye (centro vermelho) é o Duplo mais alto do alvo em que o jogador pode dobrar, pois vale 50 pontos. Depois dele, tem o Duplo 20, valendo 40 pontos, o Duplo 19 valendo 38 e assim consequentemente até o Duplo 1 que vale 2 pontos.
A Marcação do pontos
Normalmente uma pessoa fica responsável por fazer a marcação dos pontos. Essa pessoa é o Marcador. O quadro é dividido ao meio e os nomes de cada jogador/equipe colocado no alto. Assim a pontuação de cada um é calculada em seu respectivo lado.
Após o lançamento de 3 dardos, o Marcador anota a pontuação no quadro e subtrai do total, marcando assim a pontuação restante. O Marcador deve estar atento inclusive, para verificar os pontos feitos em cada lançamento e acompanhando quem é o jogador da vez.
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Dicas para o Jogo 501
1- Se um Jogador totalmente novo estiver com dificuldades para fazer pontos na região do 20 ou do 19, a dica é tentar acertar o triplo 11, que está entre os números 9, 14, 8 e 16, e assim, mesmo errando o triplo 11, acertará números altos nesta região, ajudando a somar pontos bem mas rápido do que ficar acertando os 3 dardos no 1 ou no 5 quando se tenta o triplo 20.
2 – Planeje o fechamento com antecedência. Deixar 32 pontos é o número mágico. Se ao jogar no Duplo 16 acertar o 16 simples, sobrará 16 pontos ou Duplo 8. Se acertar o 8, ficará Duplo 4. Se acertar o 4, ficará Duplo 2. E se acertar o 2, ainda ficará o Duplo 1. Outra boa opção é o Duplo 20, depois 10 e 5.
3 – Se o Jogador estiver com uma pontuação de fechamento mas com um número ímpar (43, 41, 39 … até 23 pontos), então uma dica é mirar na parte inferior do alvo (7, 19, 3, 17) para chegar ao Duplo!
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