Por que os Flights (asas) são tão importantes?
Então, o que torna os flights tão importantes para jogadores profissionais? Aqui estão os três principais motivos:
A simetria:
O principal objetivo dos flights é estabilizar o dardo em seu eixo horizontal enquanto ele está voando. Se não existisse, o dardo se inclinaria rapidamente para a frente e começaria a girar.
Por isso, os flights precisam ter uma simetria perfeita e boa propagação. Se eles se tornassem planos, a simetria seria interrompida e o dardo perderia o curso.
Resistência ao Ar:
Sim, você pode estar se perguntando: Como algo tão pequeno quanto um pedaço de plástico pode afetar a resistência do dardo no ar?
Bem, além de fornecer o equilíbrio, os flights também têm um enorme impacto na forma como o seu dardo “navega” no ar de forma que eles possam criar ou destruir seu estilo pessoal de jogo.
De um modo geral, flights menores e mais suaves ajudarão o dardo a cortar o ar com mais facilidade. No entanto, essa opção também gera uma trajetória menos delicada e não favorável aos ângulos de ataques.
Flights maiores e mais texturizados tornarão o dardo mais lento, mas resultarão num “arrasto” adicional que facilitará muito realizar variações de ângulos.
O peso do dardo:
Embora o flight represente uma parte proporcionalmente pequena do peso total do dardo, as variações existentes, fazem uma diferença gigantesca para os jogadores experientes.
Flights maiores e mais pesados são mais adequados para Shafts mais longos, dardos com ponta de aço e arremessos mais lights (os dardos voam mais devagar e ganham ângulo ao descer para o alvo).
Consequentemente, flights menores e mais leves destinam-se a eixos mais curtos, pontas macias e disparos mais diretos e retos.