13 Regras para qualquer Jogo de Dardo

Estas são as regras de dardo que se aplicam a qualquer jogo. Diferentes jogos de dardo têm diferentes objetivos, métodos de pontuação, números em jogo e regras únicas para serem lembradas.

Mas existem certas regras que se aplicam a todos os jogos de Dardos.

Isso mesmo! Não importa qual jogo você esteja jogando, seja Cricket, 501 ou Xangai, essas 13 regras devem ser seguidas:

Regra #1 – Três dardos por vez

​Cada jogador(a) jogo 3 dardos por vez / jogada.

Regra #2 – Remova seus próprios dardos

​Cada Jogador(a) deve sempre remover seus próprios dardos do alvo após cada jogada. Mas só retire os dardos do alvo após conferir a pontuação. (ver regra #6).

Regra #3 – Dardos caídos não tem marcação (Out of Play)

​Se um dardo balançar e cair, ou voltar do alvo, ele não tem valor. Ele não pode ser arremessado de novo. O mesmo vale para os dardos que ficarem “espetados” atrás de outro dardo.

Regra #4 – Dardos caídos da mão podem ser arremessados novamente

​Se um jogador, acidentalmente, deixar um dardo cair, que não seja um arremesso errado, o jogador(a) pode pegar o dardo e ainda arremessá-lo.

Regra #5 – Respeite a Linha de Arremesso (2,37m.)

​Não fique além da linha de lançamento. Nenhuma parte dos pés deve se estender além dessa linha ao arremessar.

Regra #6 – Memorize seus pontos antes de tirar os Dardos

​Não remova os dardos do alvo até que você tenha memorizado seus pontos na jogada. Frequentemente Jogadores cometem o erro de tirar os dardos do alvo e depois marcar os pontos.

Regra #7 – Não toque nos dardos antes do término da jogada

​O Jogador pode ultrapassar a linha de arremesso para checar seus pontos e a posição dos dardos no alvo, mas NÃO PODE tocar nos dardos até o término do arremesso dos três dardos na jogada.

Regra #8 – Mantenha o Espírito Esportivo

​Jogadores(as) adversários devem apertar as mãos antes e depois de cada jogo. Os Dardos têm uma longa tradição de ótimo espírito esportivo. Este espírito esportivo básico deve ser observado mesmo em partidas casuais de bar.

Regra #9 – Decida quem arremessa primeiro

​Antes de cada partida, sempre se determina quem vai começar jogando. O jeito clássico é que cada jogador(a), ou um jogador(a) de cada time, jogue um (1) dardo para o centro (Bullseye). Aquele que ficar mais próximo do centro, começa. Se for o caso, também escolhe o jogo a ser disputado.

Se a posição dos dardos parecer igualmente próximas do centro, então retira-se os dardos e joga-se novamente.

Essa determinação é importante pois, começar é uma vantagem considerável na maioria dos jogos.

Regra #10 – Decida a ordem dos jogadores

​Determine a ordem dos jogadores(as) em jogos com 3 ou mais jogadores. Isso pode ser decidido aleatoriamente, alfabeticamente ou por Splashing.

Splashing é quando um jogador(a) pega dois dardos e os joga ao mesmo tempo. Os dardos são lançados sem mirar (para produzir um resultado aleatório), mas devem atingir a zona de pontuação. Se ambos os dardos não atingirem a zona de pontuação, o jogador deve jogar novamente.

Totalize a pontuação dos dois dardos de cada jogador(a) e determine a ordem do jogador(a) da maior para a menor.

Regra #11 – O Marcador(a) não deve atrapalhar

​Se uma pessoa, não jogadora, estiver marcando os pontos, ele ou ela deve se manter em silêncio e não distrair o jogador na sua vez. O Marcador(a) deve verificar a pontuação de cada jogada antes dos dardos serem retirados do alvo.

Regra #12 – Mantenha distância do Jogador que vai arremessar

​Não deve haver ninguém a menos de um metro do arremesso do jogador. E ninguém deve estar entre a linha de arremesso e o alvo.

Regra #13 – Jogue apenas os dardos necessários para vencer

​Se você venceu o jogo, mas ainda restam dardos na mão, o jogo acabou. Não há necessidade de jogar os dardos restantes.

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Não importa qual jogo você decida jogar, as regras acima se aplicam!

​Se você precisar de uma referência completa para regras de dardos entre em contato!