13 Regras para qualquer Jogo de Dardo
Estas são as regras de dardo que se aplicam a qualquer jogo. Diferentes jogos de dardo têm diferentes objetivos, métodos de pontuação, números em jogo e regras únicas para serem lembradas.
Mas existem certas regras que se aplicam a todos os jogos de Dardos.
Isso mesmo! Não importa qual jogo você esteja jogando, seja Cricket, 501 ou Xangai, essas 13 regras devem ser seguidas:
Regra #1 – Três dardos por vez
Cada jogador(a) jogo 3 dardos por vez / jogada.
Regra #2 – Remova seus próprios dardos
Cada Jogador(a) deve sempre remover seus próprios dardos do alvo após cada jogada. Mas só retire os dardos do alvo após conferir a pontuação. (ver regra #6).
Regra #3 – Dardos caídos não tem marcação (Out of Play)
Se um dardo balançar e cair, ou voltar do alvo, ele não tem valor. Ele não pode ser arremessado de novo. O mesmo vale para os dardos que ficarem “espetados” atrás de outro dardo.
Regra #4 – Dardos caídos da mão podem ser arremessados novamente
Se um jogador, acidentalmente, deixar um dardo cair, que não seja um arremesso errado, o jogador(a) pode pegar o dardo e ainda arremessá-lo.
Regra #5 – Respeite a Linha de Arremesso (2,37m.)
Não fique além da linha de lançamento. Nenhuma parte dos pés deve se estender além dessa linha ao arremessar.
Regra #6 – Memorize seus pontos antes de tirar os Dardos
Não remova os dardos do alvo até que você tenha memorizado seus pontos na jogada. Frequentemente Jogadores cometem o erro de tirar os dardos do alvo e depois marcar os pontos.
Regra #7 – Não toque nos dardos antes do término da jogada
O Jogador pode ultrapassar a linha de arremesso para checar seus pontos e a posição dos dardos no alvo, mas NÃO PODE tocar nos dardos até o término do arremesso dos três dardos na jogada.
Regra #8 – Mantenha o Espírito Esportivo
Jogadores(as) adversários devem apertar as mãos antes e depois de cada jogo. Os Dardos têm uma longa tradição de ótimo espírito esportivo. Este espírito esportivo básico deve ser observado mesmo em partidas casuais de bar.
Regra #9 – Decida quem arremessa primeiro
Antes de cada partida, sempre se determina quem vai começar jogando. O jeito clássico é que cada jogador(a), ou um jogador(a) de cada time, jogue um (1) dardo para o centro (Bullseye). Aquele que ficar mais próximo do centro, começa. Se for o caso, também escolhe o jogo a ser disputado.
Se a posição dos dardos parecer igualmente próximas do centro, então retira-se os dardos e joga-se novamente.
Essa determinação é importante pois, começar é uma vantagem considerável na maioria dos jogos.
Regra #10 – Decida a ordem dos jogadores
Determine a ordem dos jogadores(as) em jogos com 3 ou mais jogadores. Isso pode ser decidido aleatoriamente, alfabeticamente ou por Splashing.
Splashing é quando um jogador(a) pega dois dardos e os joga ao mesmo tempo. Os dardos são lançados sem mirar (para produzir um resultado aleatório), mas devem atingir a zona de pontuação. Se ambos os dardos não atingirem a zona de pontuação, o jogador deve jogar novamente.
Totalize a pontuação dos dois dardos de cada jogador(a) e determine a ordem do jogador(a) da maior para a menor.
Regra #11 – O Marcador(a) não deve atrapalhar
Se uma pessoa, não jogadora, estiver marcando os pontos, ele ou ela deve se manter em silêncio e não distrair o jogador na sua vez. O Marcador(a) deve verificar a pontuação de cada jogada antes dos dardos serem retirados do alvo.
Regra #12 – Mantenha distância do Jogador que vai arremessar
Não deve haver ninguém a menos de um metro do arremesso do jogador. E ninguém deve estar entre a linha de arremesso e o alvo.
Regra #13 – Jogue apenas os dardos necessários para vencer
Se você venceu o jogo, mas ainda restam dardos na mão, o jogo acabou. Não há necessidade de jogar os dardos restantes.
Não importa qual jogo você decida jogar, as regras acima se aplicam!
Se você precisar de uma referência completa para regras de dardos entre em contato!