Onde os dardos são mais populares?
A popularidade dos dardos continua a crescer, com cada vez mais países demonstrando interesse no jogo. Um total de 23 nações estão representadas entre os 128 titulares no circuito PDC (Professional Darts Corporation) em 2024, incluindo pela primeira vez jogadores da Itália e da Nova Zelândia.
Em 2023, o retorno da Copa do Mundo da WDF (Federação Mundial de Dardos) após um hiato de quatro anos atraiu equipes de 49 países, com jogadores competindo das Bahamas, Egito e até da Mongólia!
Os principais países onde os dardos são populares
O Reino Unido, a Alemanha e a Holanda são considerados os principais países onde os dardos são populares. Uma olhada na lista de titulares da PDC Tour 2024 mostra Inglaterra (45), Holanda (24) e Alemanha (9) com o maior número de representantes, embora longe das fileiras profissionais são esses países que têm uma alta taxa de participação em um nível popular.
A maioria dos eventos de dardos televisionados também são realizados nesses três países e atraem grandes multidões na casa dos milhares. Isto inclui o roadshow de dardos da Premier League, que é realizado em algumas das maiores arenas cobertas do Reino Unido, Irlanda, Alemanha e Holanda, de fevereiro a maio de cada ano.
- Reino Unido
A resposta para saber em que país os dardos são mais populares é, sem dúvida, o Reino Unido. A História dos Dardos descreve as ligações históricas entre os dardos e as Ilhas Britânicas, com o jogo remontando à Inglaterra na era medieval de 1300!
Os dardos tornaram-se parte integrante da cultura dos pubs britânicos no final do século 19 e as primeiras ligas de dardos nos pubs foram introduzidas antes da Primeira Guerra Mundial. O crescimento contínuo dos dardos fez com que ele passasse de um jogo casual de pub para uma profissão esportiva reconhecida, com a BDO (British Darts Organization) organizando o primeiro Campeonato Mundial de Dardos em 1978.
- Holanda
O boom na popularidade dos dardos na Holanda remonta ao final da década de 1990 e ao sucesso do jogador holandês Raymond van Barneveld. Em 1998, ‘Barney’ se tornou o primeiro jogador holandês a erguer o troféu do Campeonato Mundial de Dardos BDO. Foi uma vitória que deixaria os dardos de seu país enlouquecidos, com milhões de pessoas assistindo à TV para assistir ao seu sucesso histórico em Lakeside.
Van Barneveld venceria cinco campeonatos mundiais nos próximos 10 anos. O confronto do holandês com Phil Taylor na final do PDC no Circus Tavern foi até um 13º set e um leg de morte súbita, que ele venceu no Duplo 20, empatando assim com o falecido Eric Bristow em cinco títulos mundiais.
- Alemanha
O aumento da popularidade dos dardos na Alemanha tem sido uma das maiores histórias de sucesso no desporto nos últimos 10 anos. Em 2012, a PDC lançou o European Tour com cinco torneios na Áustria, Holanda e Alemanha e ao longo da década seguinte, cresceu e tornou-se num dos torneios mais emocionantes do mundo dos dardos.
A PDC anunciou recentemente que sete dos 14 eventos do European Tour em 2025 terão lugar na Alemanha. Além de acolher muitos eventos do European Tour todos os anos, a Alemanha tem sido o país escolhido para acolher alguns dos maiores torneios do calendário do PDC. A Copa do Mundo de Dardos e o Campeonato Europeu são realizados na Alemanha, enquanto a Arena Mercedes-Benz de Berlim está agora bem estabelecida como uma das sedes da Premier League.
- Austrália
Embora a Austrália possa ser mais conhecida por seus esportes ao ar livre e coletivos, como críquete, rúgbi e futebol australiano, possui um forte cenário de dardos que produziu alguns dos melhores jogadores do mundo ao longo dos anos. Em 2002, Tony David se tornou o primeiro australiano a vencer o Campeonato Mundial de Dardos BDO e se tornaria o número 1 masculino no ranking.
Simon Whitlock é o jogador de dardos mais famoso da Austrália, foi o primeiro australiano a vencer um PDC major no Campeonato Europeu de 2012. Depois de dominar o circuito DPA (Dart Players Australia), o falecido Kyle Anderson foi um dos próximos jogadores a seguir o exemplo e construir sua própria carreira jogando em tempo integral no PDC. Em 2022, Whitlock e Damon Heta se uniram para levar a Austrália ao seu primeiro título na Copa do Mundo de Dardos do PDC.
- Japão
Há também um cenário florescente de dardos no Japão, onde os dardos de ponta macia dominam, com cerca de 80% do mercado. A maioria dos jogadores prefere jogar em um alvo de dardos interativo em vez do alvo tradicional feito para dardos com ponta de aço.
Dartslive hospeda o maior torneio aberto de dardos do Japão, chamado Darts Festival. Em 2024, este evento de dois dias atraiu cerca de um milhão de visitantes por dia com partidas disputadas nas máquinas de ponta macia Dartslive. Em 2024, a Professional Darts Japan realizou um Japan Tour pela primeira vez, que viu 154 jogadores competirem em 10 eventos de ponta de aço. Tomoya Goto derrotou Kenichi Ajiki por 5-2 na final para vencer as finais inaugurais do Japan Tour e ganhar uma vaga no 2025 PDC World Darts Championship.
Países onde os dardos estão ganhando popularidade
É claro que os dardos são um esporte cuja popularidade está crescendo constantemente em todo o mundo.
Asia – os dardos de ponta macia e os alvos de dardos eletrônicos têm sido o jogo de dardos preferido há algum tempo, agora há mais clamor por dardos de ponta de aço e alvos de dardos tradicionais. O PDC Asian Tour regressou em 2023, após uma pausa de três anos, com 24 eventos realizados em toda a Ásia, no Japão, Coreia do Sul, Hong Kong, Tailândia, China e Filipinas.
Europa – a Bélgica pode ser um dos próximos centros de dardos com um forte apetite para ver os melhores jogadores do mundo em acção e também para jogar eles próprios. Dimitri Van den Bergh é o principal jogador da Bélgica e venceu seu segundo PDC major no UK Open de 2024, enquanto este ano marca a primeira vez que o país sediou dois eventos do European Tour na mesma temporada.
Europa – a Hungria, que deverá acolher o prestigiado WDF World Masters em outubro de 2024. Budapeste realizou o seu primeiro evento do European Tour em 2021, sendo a capital húngara agora uma paragem anual para a turnê do PDC. A Polonia é outro país onde os dardos tiveram um aumento acentuado em popularidade, com 9.000 fãs presentes no Poland Darts Masters, um evento da World Series, em junho de 2024.
Os dardos são populares nos EUA?
O US Darts Masters 2024 atraiu um público recorde para um evento de dardos na América do Norte, com 3.600 ingressos vendidos para a sessão final do torneio. Um dos maiores mercados para qualquer esporte explorar são os EUA e a PDC está agitando com sua parada anual do outro lado do oceano para a World Series.
De acordo com a National Sporting Goods Association, existem 17 milhões de pessoas nos EUA que jogam dardos. A ADO (American Darts Organization) tem 100.000 jogadores registrados, enquanto o CDC (Championship Darts Corporation) é o principal órgão de dardos na América do Norte e realiza um tour que oferece vagas no PDC World Darts Championship e no Grand Slam of Darts.
Fonte: Alex Moss – September 5, 2024
Tradução e adaptação: BRDardos